Regras do Jogo
REGRAS GERAIS DO ESPORTE
Para todos os amantes deste belíssimo esporte criado no Japão e que ganha cada vez mais adeptos pelo Brasil, descreveremos aqui algumas regras básicas para a prática do Airsoft, visando sempre esclarecer quaisquer dúvidas, sejam para iniciantes ou já praticantes.

Vale ressaltar que algumas regras de jogo podem variar de acordo com o local onde o evento está sendo realizado, como as armas permitidas, FPS, full-auto ou semi-auto, dentre outras. Portanto, as regras descritas aqui são as básicas para um conhecimento que abrange todas as áreas, desde o funcionamento do esporte como equipamentos utilizados e itens de segurança.

Regras mais comuns:




IDADE
Apesar de alguns lugares permitirem menores de idade acompanhados dos pais, a regra inicial e principal é que qualquer pessoa, DESDE QUE MAIOR DE 18 ANOS, pode praticar o esporte. Ainda existem muitas discussões sobre menores poderem jogar, mesmo que não possam comprar as armas, mas não há nada concreto. Portanto, o esporte a princípio fica por regra, restrito a maiores de idade.


 
ARMAS
As armas utilizadas são classificadas, por lei, como sendo de pressão, acionadas por mola, bateria ou a gás. No Brasil, por lei, todas as armas devem conter a ponta do cano na cor laranja ou vermelha, o que as diferencia de outros tipos de armas. Embora ainda exista preconceito e desconfiança por parte de algumas pessoas, as armas de airsoft são impossíveis de serem transformadas em armas de fogo reais.

Por regra padrão (lembrando que esta regra pode varias de lugar para lugar), as armas possuem um limite de potência/ força, que é calculada em FPS. Para cada categoria em que cada arma se enquadra, há um limite pré-estabelecido, onde o participante terá de se enquadrar para poder dar continuidade no jogo.

As medições são realizadas com BB 0,20 e os limites padrões são:
- Armas de backup (pistola, revólver e shotgun), Rifles de Assalto e Suporte: Limite padrão de 400 fps;
- DMR: Limite padrão de 450 fps;
- Sniper: Limite padrão de 500 fps;

Com as forças pré-definidas no local do jogo, também são determinadas as distâncias mínimas que cada arma pode acertar seu alvo, garantindo assim a segurança e integridade de todos os participantes.



 
VESTUÁRIO (Roupas e Acessórios)
Levando em consideração a ação principal do airsoft, onde projéteis são disparados por armas, os vestuários e itens se segurança são de extrema importância e alguns, obrigatórios. 

A principal preocupação, quando falamos de segurança, é com a proteção dos olhos. A obrigatoriedade maior do esporte é o uso de óculos, pois um tiro que atinja o olho, pode ocasionar lesões graves ou até a cegueira. Sendo assim, por toda a área de jogo e durante toda a partida, TODOS os participantes devem utilizar óculos de segurança, a fim de evitar acidentes.

Outros itens que não são obrigatórios, porém são muito utilizados para maior segurança, praticidade e tranquilidade dos jogadores, são:
- Máscara;
- Capacete;
- Balaclava;
- Luvas;
- Farda (calça e gandola);
- Botas;
- Colete;

Lembramos também que, apesar do esporte não ser de contato físico entre os participantes, é um jogo de tiro onde projéteis são disparados contra seus adversários, granadas são utilizadas e a dinâmica com que acontecem, podem causar momentos de euforia, estresse e correria e, com todos estes pontos em questão, o praticante tem total ciência de que podem acontecer possíveis "acidentes". Quanto mais protegido estiver, menor será o risco de causar algum dano. 



HONRA, LEALDADE e ÉTICA
Diferentemente de outros esportes, no airsoft o projétil disparado não marca o alvo atingido. Com isso, a base mais importante para todo o funcionamento do jogo é a Honra, Lealdade e Ética de cada jogador. Em regra geral, ao ser atingido em qualquer parte do corpo e de qualquer distância, o jogador deve levantar a mão e declarar que foi atingido, gritando "Morto!" (lembramos que temos vários tipos de jogos, onde esta regra pode ser alterada para tiros em membros inferiores, tronco, cabeça e seus diferentes tipos de reações). 

Uma dica que muitos compartilham é de que, na dúvida, se declare morto. Caso você esteja em combate e sinta algo que aparentemente pode ter sido um tiro, se declare morto, pois highlanders não são bem vistos e nem bem vindos nos jogos. Vale lembrar que embora seja sério, o airsoft é apenas um esporte que visa a união, integração e diversão dos membros envolvidos. Portanto, na dúvida se foi atingido ou não, declare-se morto e continue a se divertir.
 
 
Acompanhe
Desenvolvido por StrikeOn